continua depois da publicidade

Empréstimo pessoal é um tipo de empréstimo parcelado que você pode usar para cobrir praticamente qualquer despesa pessoal. Empréstimos pessoais estão disponíveis em uma variedade de instituições financeiras, incluindo bancos, cooperativas de crédito e credores online.

Um empréstimo pessoal pode ser um recurso útil quando você precisa pagar despesas grandes ou inesperadas. Mas para aproveitar ao máximo, é melhor ter um plano confiável para pagá-lo.

Se você decidiu solicitar um empréstimo pessoal, considere todos os fatores que envolvem a obtenção de um empréstimo, incluindo sua situação financeira, o credor que você usa e como você o pagará.

O empréstimo pessoal é um dinheiro emprestado que pode ser usado para grandes compras, consolidação de dívidas, despesas de emergência e muito mais.

Se você precisar de dinheiro extra para pagar melhorias na casa, financiar um casamento ou consolidar dívidas com juros altos considere um empréstimo pessoal. Usado com sabedoria, um empréstimo pessoal sem garantia pode preencher um vazio em seu orçamento sem arriscar sua casa ou outros bens.

Como funcionam os empréstimos pessoais?

Um empréstimo pessoal funciona praticamente da mesma forma que a maioria dos empréstimos. Você solicita um empréstimo, envia os documentos, o banco verifica sua capacidade de crédito e faz uma oferta de empréstimo. Se você aceitar, os fundos são transferidos para sua conta bancária e você pode usá-los da maneira que quiser.

Depois que você for aprovado para um empréstimo pessoal, os fundos recebidos serão depositados em sua conta bancária em uma única quantia. A transferência pode levar apenas 24 horas ou algumas semanas, dependendo do credor. Você terá que começar a fazer pagamentos mensais assim que o empréstimo for desembolsado.

Tal como acontece com outros empréstimos, às taxas para empréstimos pessoais dependem de sua pontuação de crédito, renda e relação dívida/renda, e não são a escolha certa para todos.

A maioria dos empréstimos pessoais tem taxas de juros fixas, o que significa que seus pagamentos permanecerão os mesmos todos os meses. Os empréstimos pessoais geralmente não são garantidos, o que significa que não há garantias por trás do empréstimo. Se você não se qualificar para um empréstimo pessoal sem garantia, talvez seja necessário usar garantias para ser aprovado. Você também pode pedir a um amigo ou membro da família que assine seu empréstimo pessoal para ajudá-lo a ser aprovado.

Seja qual for à finalidade do seu empréstimo, você provavelmente terá várias opções disponíveis. O financiamento está disponível através de cartões de crédito, empréstimos imobiliários e muito mais. No entanto, em muitos casos, os empréstimos pessoais são uma solução ideal para os consumidores. Os empréstimos pessoais costumam ser mais baratos do que os cartões de crédito, e o financiamento é mais rápido do que com empréstimos imobiliários.

Como qualquer outro empréstimo, você deve pagá-lo de acordo com os termos acordados com o banco. Normalmente, isso pode incluir alguns meses a alguns anos em parcelas mensais.

Como conseguir um empréstimo pessoal

Se você deseja um empréstimo pessoal, deve comparar vários credores para encontrar o empréstimo certo para suas necessidades. Comece com seu banco atual e, em seguida, aplique com credores online, cooperativas de crédito locais e outros bancos.

A maioria dos credores permitirá que você seja pré-qualificado, permitindo que você veja suas taxas de juros e termos potenciais antes de aplicar, tudo sem uma consulta difícil em seu relatório de crédito.

Considere não apenas as taxas de juros, mas também as condições de pagamento, quaisquer taxas cobradas pelo credor e os requisitos de elegibilidade.

Depois de encontrar um credor de que goste, você enviará um formulário completo com os detalhes do empréstimo, informações pessoais e documentos de verificação de renda. Isso resultará em uma consulta difícil em seu relatório de crédito. Para a maioria dos credores, esta parte do processo é rápida; contanto que você envie todos os documentos relevantes, você poderá obter seus fundos em até uma semana ou até mesmo no próprio dia.

O empréstimo pessoal é a melhor opção para você?

Os empréstimos pessoais são uma opção atraente se você precisar de dinheiro rápido. Veja como discernir se um empréstimo pessoal pode fazer sentido para sua situação:

    Você precisa dos fundos rapidamente: Com muitos credores, especialmente aqueles que operam online, os fundos podem ser disponibilizados em questão de dias.

Você tem uma forte pontuação de crédito: As taxas de juros mais baixas são reservadas para mutuários que têm bom crédito.

Você quer pagar dívidas com juros altos: Os empréstimos pessoais são uma boa maneira de consolidar e pagar dívidas caras de cartão de crédito.

Você usará os fundos para despesas necessárias: Outras boas razões para usar empréstimos pessoais incluem pagar despesas emergenciais ou reformar sua casa.

No entanto, empréstimos pessoais não são uma boa ideia para todos. Afinal, empréstimos pessoais ainda são uma forma de dívida. Abaixo estão alguns motivos pelos quais um empréstimo pessoal pode não ser adequado para você:

Você tem o hábito de gastar mais: Pagar seus cartões de crédito com um empréstimo pessoal pode não fazer sentido se você começar imediatamente a acumular um novo saldo de cartão de crédito.

Você não pode pagar os pagamentos mensais: Considere o cronograma de pagamento de um empréstimo pessoal e os pagamentos mensais. Use uma calculadora de empréstimo pessoal para determinar se você pode ou não arcar com os pagamentos mensais do prazo que você gastará pagando.

Você não precisa do dinheiro com urgência: Pode fazer sentido acumular suas economias para pagar uma grande compra em vez de pegar um empréstimo pessoal e fazer pagamentos com juros por muitos anos.

Conclusão

Antes de fazer um empréstimo pessoal, planeje como vai usar os fundos e como vai pagá-los (com juros). Pese os prós e os contras de fazer um empréstimo pessoal em vez de usar outra opção de financiamento.

Se você estiver considerando um empréstimo pessoal, obtenha cotações de vários credores para comparar as taxas de juros e os termos do empréstimo. Não se esqueça de ler as letras miúdas, incluindo taxas e multas. Depois de ter todos os dados, decida se os benefícios de um empréstimo pessoal superam as desvantagens antes de assumir um compromisso.

Compartilhar.
continua depois da publicidade

Deixe seu comentário!