Nesta segunda-feira (13) o mercado financeiro subiu a estimativa para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação oficial do país, para 8% neste ano. Ao mesmo tempo, reduziu a previsão de crescimento da economia.

Para a inflação, a expectativa do mercado para o ano de 2021 avançou pela vigésima terceira seguida, passando de 7,58% para 8%.

E o que já não estava ruim, pode ficar ainda pior. Os economistas do mercado financeiro reduziram a estimativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 5,15% para 5,04% em 2021. O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país e serve para medir a evolução da economia.

O mercado financeiro também subiu de 7,63% para 8% ao ano a previsão para a Selic no fim de 2021. Com isso, os analistas seguem estimando alta nos juros neste ano.

Essa informação é ótima para quem pretende começar a investir em renda fixa, uma modalidade segura e que está apresentando bons rendimentos. Mas pra quem ainda está endividado e talvez precise fazer algum empréstimo ou financiamento bancário é o pior momento para procurar o banco.

Share.

Deixe seu comentário!