continua depois da publicidade

Muitas pessoas querem começar a investir, porém ainda sentem medo em relação aos investimentos, principalmente aqueles que só são realizados de forma online.

O que essas pessoas não sabem é que determinados investimentos são protegidos pelo FGC – Fundo Garantidor de Crédito.

O que é o FGC?

O FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITO – FGC é um mecanismo de segurança do mercado que protege os investidores para aumentar a segurança no sistema financeiro. Ele existe para minimizar o risco de crédito, resguardando os investidores da eventual falência das instituições.

Além disso, é uma ferramenta para proteger o mercado de riscos sistêmicos, que poderiam ser causados caso quebras de instituições gerassem uma corrida bancária, por exemplo. Com o investidor estando mais seguro, o sistema também estará.

É uma instituição pública ou privada?

Ao contrario do que algumas pessoas pensam o FGC não é nenhuma instituição financeira, nem um fundo de investimento. O FGC também não é um órgão público.

Ele é uma constituição de entidades privadas, sem fins lucrativos, destinada a administrar mecanismos de proteção a titulares de créditos contra instituições financeiras.

É uma instituição criada pela associação de diferentes bancos e financeiras do mercado que são beneficiadas pela existência do fundo de garantia de credito que foi criado justamente para proteger o poupador de eventuais riscos que a instituições venham trazer para o seu patrimônio.

Função do FGC

O objetivo geral do Fundo Garantidor de Crédito é manter a confiança dos investidores no mercado para que eles possam aplicar sem medo de perder o seu capital.

Com o FGC é possível aplicar em diversos investimentos sem ter receio de não receber o seu capital e os juros devidos de acordo com o tempo de aplicação. Alguns exemplos comuns são CDBs, LCI, LCA e LC.

Existe limite de cobertura?

Fique atento, pois o valor de cobertura do FGC tem um limite. O valor máximo de cada pessoa, física (CPF) ou jurídica (CNPJ), contra a mesma instituição associada, ou contra todas as instituições associadas do mesmo conglomerado financeiro será garantido até o valor de R$ 250.000,00 (duzentos e cinquenta mil reais).

Compartilhar.
continua depois da publicidade

Deixe seu comentário!