Anúncio

Opções são ativos que fazem parte da renda variável. Só por esse motivo ele já se torna um pouco arriscado, mas diferente de outras possibilidades de investimentos as opções são ainda mais de risco.

Na opção você negocia o direito de comprar ou vender uma ação, ou seja, comprar ou vender um ativo no futuro com um preço pré-acordado no momento em que fechou o negocio.

O objetivo é de minimizar riscos de oscilação do ativo e proporcionar um potencial de lucro a quem investe.

Anúncio

É um investimento bem complexo e difícil de entender inicialmente, mas para quem consegue entender como ele funciona, assim como as diversas estratégias dele, pode ter uma ótima rentabilidade em curto prazo.

Como se investe em Opções?

Opções são títulos negociados dentro do Home Broker das corretoras de investimentos.

Assim como outros ativos negociados na bolsa, as opções são representadas por um Ticker.

No caso das opções esse ticker sempre vai ter uma letra que indica o mês de vencimento dele e um número de dois ou três dígitos que vai indicar o preço que está sendo negociado.

Quanto eu preciso para investir?

Anúncio

As opções são investimentos muito baratos e geralmente valem centavos. Isso porque você está vendendo um direito e não uma ação em si.

Por ser muito barato não tem como comprar uma unidade e sim lotes de opções. Por exemplo, se determino título de opção está no valor de 0,20 centavos, você pode comprar um lote de 100 por R$ 20,00.

Quando você investe em uma ação você se torna sócio da empresa que investiu, já nas opções não, pois, você apenas investiu numa aposta de que aquele ativo irá subir ou descer.

Tipos de opções

Dentro das opções existem duas possibilidades de investir que são:

Call – que é investir em uma ação que você acredita que vai subir;

Put – quando você aposta que a ação vai cair;

Ainda tem a opção conhecida como Strike. Isso significa comprar uma call ou put cujo seu strike seja próximo ao valor apostado.

Você não precisa exercer a opção. Dá para simplesmente ganhar com a valorização dela. Porque conforme o preço da ação vai se aproximando do preço do strike que você apostou essa opção vai subindo também.

Porém, se você não quer exercer o direito da opção é necessário vender antes que ele vença.

As opções sempre vencem na 3º segunda-feira de cada mês. Logo, antes da terceira segunda-feira do mês você precisa vendê-la.

Por que investir em opções?

As opções são um ótimo instrumento de defesa para fazer hedge de seus investimentos. No entanto, também podem ser usadas para alavancagem de patrimônio, obtendo maiores ganhos.

Opções é uma espécie de derivativo que funcionam como uma apólice de seguro. Se o preço do ativo cair, sua opção vai te dar o direito de vender o ativo ao preço que você escolheu.

É um investimento seguro?

É um investimento de alto risco, um mercado de alta velocidade, que pode fazer você ganhar muito ou perder tudo em um curto período de tempo.

Por mais que seja possível alcançar ganhos bem altos, você também pode acabar perdendo tudo. Por isso não podemos investir todo nosso dinheiro apostando se determinada ação vai subir ou cair.

Como qualquer outro tipo de investimento, é indicado começar com pouco, até para aprender sobre o mercado e posteriormente quando se sentir seguro aportar valores maiores. Mas nunca aposte tudo. Nunca se esqueça da diversificação necessária para evitar riscos.