continua depois da publicidade

O momento de comprar e vender uma ação são decisões fundamentais para obter lucro com seu investimento. Saber quando é o momento certo para vender é encontrar um equilíbrio entre a ganância e o medo, pois se você não vender na hora certa, não vai ganhar muito comprando pelo preço certo.

Se você possui ações, é natural querer sair quando você vê as ações caírem de valor e sentir uma sensação de entusiasmo quando elas aumentam de valor. A maneira como nossas emoções mudam dependendo do desempenho das ações que possuímos é o motivo pelo qual muitos de nós vendemos nossos investimentos quando os mercados estão em queda. No entanto, nossas reações podem não resultar em boas decisões de investimento.

Usando uma estratégia, você pode manter as emoções humanas fora do processo de tomada de decisão. Confira algumas estratégias para identificar qual o momento certo de vender uma ação:

Tenha sempre metas e objetivos

Durante períodos de volatilidade do mercado de ações, é importante pensar cuidadosamente sobre por que você escolheu uma ação ou investimento antes de vender. Isso pode ajudá-lo a se manter firme e evitar tomar decisões precipitadas, o que pode levar você a perder mais potencial de lucros.

Por isso, antes de comprar qualquer ativo é necessário fazer uma boa análise e ter objetivos claros do porque deve comprar determinada ação.

Desempenho passado não é garantia de ganho futuro

Obviamente, lembre-se de que o desempenho passado nunca deve ser visto como um indicador confiável do desempenho futuro, e os investimentos podem cair e aumentar, para que você possa recuperar menos do que investiu, não importa quanto tempo os mantenha.

Identificando ações supervalorizadas

Se você comprou uma ação e o preço da ação subiu acima de um nível que você acredita ser o valor justo, talvez seja hora de vender. No entanto, decidir se uma ação está sobrevalorizada pode ser difícil.

Existem alguns sinais de que você pode ter uma ação supervalorizada, com base em seus instintos, pesquisas e análises fundamentais do mercado.

Um aumento no preço das ações. Normalmente conhecido como ‘aumento de capital’ ou ‘ganho de capital’, tudo isso significa que você ganha dinheiro comprando suas ações por um preço e vendendo-as por um preço mais alto. Por outro lado, é importante lembrar que se o preço da ação cair abaixo do valor que você pagou e você vender suas ações a esse preço mais baixo, você perderá dinheiro.

Então, quando é o momento certo para vender uma ação?

É impossível saber o momento perfeito para vender.

Decidir quando vender é um processo muito mais difícil do que decidir quando comprar.

Se você acredita que possui parte de um grande negócio, não venda.

Tenha em mente que este artigo é apenas para fins de informação geral. Se você não tiver certeza sobre quando comprar e vender investimentos, procure aconselhamento profissional independente.

Compartilhar.
continua depois da publicidade

Deixe seu comentário!