As ações podem ser uma parte valiosa de sua carteira de investimentos. Possuir ações em empresas diferentes pode ajudá-lo a construir suas economias, proteger seu dinheiro da inflação e dos impostos e maximizar a receita de seus investimentos. É importante saber que existem riscos ao investir no mercado de ações.

Existem três princípios fundamentais para começar a investir em ações:

Construir: Historicamente, os retornos patrimoniais de longo prazo têm sido melhores do que os retornos de dinheiro ou investimentos de renda fixa, como títulos. No entanto, os preços das ações tendem a subir e cair com o tempo. Os investidores podem querer considerar uma perspectiva de longo prazo para sua carteira de ações porque essas flutuações do mercado de ações tendem a se atenuar ao longo de períodos mais longos.

Proteger: Impostos e inflação podem afetar sua riqueza. Os investimentos em ações podem dar aos investidores um melhor tratamento tributário no longo prazo, o que pode ajudar a desacelerar ou prevenir os efeitos negativos dos impostos e da inflação.

Maximizar: Algumas empresas pagam dividendos1 ou distribuições especiais aos acionistas. Esses pagamentos podem fornecer a você uma renda de investimento regular e aumentar seu retorno, enquanto o tratamento fiscal favorável para ações canadenses pode deixar mais dinheiro no seu bolso.

Quais são os benefícios de investir em ações?

Existem muitos benefícios em investir em ações. Sete grandes são:

  • O potencial de obter retornos mais elevados do que alternativas como CDBs de bancos, ouro e títulos do governo.
  • A capacidade de proteger sua riqueza da inflação, já que os retornos geralmente superam a taxa de inflação.
  • A capacidade de obter renda passiva regular de dividendos.
  • A capacidade de possuir uma pequena fatia de uma empresa cujos produtos ou serviços você adora.
  • A facilidade de compra e venda, o que torna as ações um investimento mais líquido em comparação com outras opções, como imóveis.
  • A capacidade de diversificar um portfólio em muitos setores diferentes.
  • A capacidade de começar pequeno. Graças a capacidade de comprar ações fracionárias com muitos corretores online, os investidores podem começar a comprar ações com um pouco de dinheiro.

Existe algum motivo para não investir em ações?

As ações têm suas desvantagens e a maior delas é a volatilidade. Em média, o mercado de ações cai 10% de sua alta aproximadamente a cada 11 meses, 20% a cada quatro anos e mais de 30% pelo menos uma vez por década. Investir em ações não é para todos. Considere estes motivos válidos para não comprar ações:

  • Você não consegue suportar a ideia de uma queda de mais de 10% em seu investimento.
  • Você precisa do dinheiro nos próximos três a cinco anos para o pagamento de uma casa ou outra grande compra planejada.
  • Você está aposentado ou se aproximando da aposentadoria e precisa de um fluxo de renda fixa mais do que o potencial de valorização do capital oferecido pelas ações.

Além das preocupações relacionadas à volatilidade, existem outras razões para evitar ações:

  • Você tem muitas dívidas com altas taxas de juros, como dívidas de cartão de crédito. O pagamento dessa dívida pode gerar retornos mais elevados do que a compra de ações.
  • Você não tem um fundo de emergência adequado. Ter dinheiro suficiente para cobrir uma despesa de emergência pode evitar que você precise pedir dinheiro emprestado com um cartão de crédito.
  • Você não tem tempo ou desejo de pesquisar ações para comprar.

Por que você deve começar a investir o mais rápido possível?

Embora existam algumas razões válidas para não comprar ações, o potencial de alta supera o risco para a maioria das pessoas. Portanto, quase sempre é uma boa ideia investir em ações, mesmo quando o mercado está em alta. Estudos têm mostrado que mais importante do que sincronizar o mercado é o momento do investidor no mercado.

Esperar pelo momento certo para comprar ações pode custar caro, porque uma grande parte dos ganhos vem de um pequeno número de dias.

Enquanto isso, as ações tendem a se recuperar das correções – quedas de mais de 10% – em questão de meses. Assim, quanto mais tempo um investidor está no mercado, menor é a probabilidade de perder dinheiro.

Tão importante quanto tempo no mercado é escolher as ações certas para comprar. Uma minoria de ações é responsável pela maior parte do retorno geral do mercado. É por isso que é melhor comprar ações de uma grande empresa o mais rápido possível do que esperar por um preço melhor que pode nunca chegar.

Para a maioria das pessoas, a hora de comprar ações é agora.

Aqueles que têm dinheiro de que não precisarão por alguns anos devem considerar investir em ações para produzir os maiores retornos. Esperar para investir esse dinheiro tem mais probabilidade de ter um impacto negativo no retorno do investidor do que positivo, e é por isso que o melhor momento para comprar ações de uma grande empresa é quase sempre agora.

Share.

Deixe seu comentário!