continua depois da publicidade

A conta poupança é um tipo de conta bancária onde é possível reservar um dinheiro e receber uma rentabilidade. Também é conhecida como caderneta de poupança.

Com certeza você já ouviu falar em caderneta de poupança. Esse é o tipo de investimento que costuma ser usado por gerações mais antigas. Antigamente a poupança realmente era um bom investimento. Se você aplicava o seu dinheiro hoje em quatro anos o seu patrimônio dobrava. Ela tinha um caráter de investimento seguro e com rendimento alto por isso a ideia foi passada de gerações em gerações.

Porém, hoje as vantagens já não são mais as mesmas. Existem diferentes tipos de investimento tão seguros quanto a poupança e que apresentam uma rentabilidade muito melhor.

Como investir na poupança

Uma poupança pode ser aberta por qualquer pessoa em uma agência bancária, por meio de um gerente. Inclusive menores de 18 anos podem abrir uma conta de poupança, desde que acompanhado de um responsável.

Os documentos necessários são RG, CPF e comprovante de residência.

O dinheiro aplicado pode ser retirado em qualquer momento. A quantidade mínima necessária para iniciar o investimento varia de acordo com os bancos.

Por causa da data de aniversário (que será explicado mais a frente), é bom sempre estipular uma única data para depositar o dinheiro. É possível, inclusive, programar pelo banco uma data para aplicação do dinheiro na poupança automaticamente.

Pontos positivos de investir na poupança

Apesar de não ser o melhor investimento, investir na poupança também tem suas vantagens, entre eles:

  • É um investimento de baixo risco, sendo garantido pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito).
  • Tanto o investimento quanto a rentabilidade não sofre incidência do Imposto de Renda.
  • É um investimento com liquidez imediata incluindo sábados, domingos e feriados. Talvez seja o único ativo com uma liquidez tão rápida. A liquidez corresponde à velocidade que consegue transformar um investimento em dinheiro em mãos. Diferente de outras modalidades, na poupança basta ir até um caixa eletrônico com cartão e sacar seu dinheiro, ou através do próprio aplicativo é possível transferir e pagar contas.
  • O dinheiro pode ser aplicado ou retirado da poupança a qualquer momento, sem custos, desde que não ultrapasse o limite de dois saques mensais.
  • Todos os bancos oferecem poupança e a rentabilidade é igual.

Desvantagens

Como já dito anteriormente, hoje existem melhores opções que a poupança para investir.

É preciso ressaltar que apesar da liquidez imediata, a sua rentabilidade não é diária. A rentabilidade da poupança acontece somente na data de aniversario do seu investimento. Isso significa que ela rende apenas uma vez por mês.

A data de aniversário corresponde ao dia que você fez o depósito. Por isso alguns especialistas dizem que a Poupança tem uma falsa liquidez, pois ela só rende no dia do aniversario dela. Antes de 30 dias o resgate é sem lucro nenhum.

Por exemplo, se você investe 10 mil reais no dia 10 de um mês e precisar resgatar o dinheiro no dia 09 do outro mês, você não ganhou nenhuma rentabilidade nesse investimento, o dinheiro apenas ficou guardado no banco.

Como funciona a rentabilidade da poupança

A rentabilidade desse tipo de investimento segue duas primícias, sendo elas a remuneração básica e a remuneração adicional.

Remuneração Básica: Ela segue a TR – Taxa Referencial que é calculada pelo banco Central. Para ter uma noção do quanto à aplicação na poupança não vale mais a pena, desde setembro de 2017, a TR está em 0%. Isso porque com a Selic inferior a 8,5%, ela não tem influência em seu rendimento.

Remuneração adicional: Essa remuneração varia conforme a taxa Selic. Caso a meta anual da Selic seja igual ou menor que 8,5% ao ano (o que é o caso dos últimos anos), a remuneração adicional será no valor de 70% da taxa Selic.

Se você quiser saber quanto a sua poupança estiver rendendo basta conferir a planilha no site do Banco Central. Lá é possível perceber a desvalorização da Caderneta de poupança ao longo das últimas décadas.

Para finalizar, muita gente se baseia na confiabilidade desse tipo de investimento, hoje a mesma segurança da poupança também existe em outros tipos de investimentos e que rendem muito mais (como por exemplo, os CDBs).

Compartilhar.
continua depois da publicidade

Deixe seu comentário!