continua depois da publicidade

O termo “shitcoin”, literalmente, “moeda de merda”, é o termo pejorativo frequentemente usado para descrever uma criptomoeda com pouco ou nenhum e também para falar de moeda digital sem propósito imediato discernível.

O valor insignificante de uma shitcoin geralmente se deve ao fracasso em atrair o interesse de investidores, porque ela não foi criada de boa fé ou porque seu preço é baseado na especulação. Por isso, essas moedas são consideradas investimentos ruins.

Geralmente, essas moedas digitais são caracterizados por aumentos de preços de curto prazo seguidos por quedas bruscas causadas por investidores que querem capitalizar com ganhos de curto prazo.

Como funcionam as shitcoins

O interesse em criptomoedas aumentou substancialmente desde que o bitcoins foi lançado, em 2009. Seu sucesso atraiu empresas que buscavam tirar proveito da tecnologia blockchain para criar seus próprios altcoins, os ativos digitais que pegaram carona no design básico do bitcoin.

Os desenvolvedores normalmente anunciam quantos tokens são finalmente disponibilizados. Por exemplo, o fornecimento de bitcoin é limitado a 21 milhões, enquanto o fornecimento de ether é limitado a 18 milhões por ano.

Definir um limite de oferta cria escassez, pois os investidores entendem que tokens adicionais não serão criados após um certo ponto. A existência de mais tokens teoricamente diluiria o valor de seus ativos, da mesma forma que uma nova emissão de ações pode reduzir o valor de uma ação.

Com o fornecimento fixo de uma altcoin, seu valor deve depender da demanda. Mas como a maioria das criptomoedas tem uso prático limitado – comprar e vender bens e serviços do mundo real usando criptomoedas ainda não é uma ocorrência comum – seus valores são baseados em pura especulação. Portanto, um shitcoin é algo que as pessoas dizem que é tem algum valor simplesmente porque existe, é puramente especulação.

Os shitcoins são fáceis de identificar porque seguem um padrão específico. Embora possa haver algum interesse em uma moeda quando ela for lançada, seu preço permanece relativamente estável. Mas o preço aumenta exponencialmente em um curto período de tempo, à medida que os investidores começam a comprá-la. Isso é seguido por uma queda livre causada por investidores que jogam suas moedas para capitalizar os ganhos de curto prazo.

É improvável que o desenvolvimento e a comercialização de novas criptomoedas que um dia serão considerados shitcoins diminuam substancialmente enquanto o interesse pela criptografia permanece alto. Alguns governos, especificamente os da Coreia do Sul e da China, tomaram decisões que mostram seu desejo de eliminar a mineração de criptomoedas em seus territórios, enquanto outros, como o Japão, incentivaram o uso de criptomoedas no mercado.

Ainda há muito espaço para abusos, uma vez que o mercado de criptomoedas não possui um paralelo histórico e a tecnologia usada para gerenciar blockchains não é bem compreendida por uma grande porcentagem de investidores. Não existem parâmetros muito claros para identificar se uma criptomoeda recém-lançada é viável ou se foi criada para enganar os investidores.

Essa avaliação é complexa, pois as altcoins não são apoiados por governos, o que significa que os investidores não podem olhar para o crescimento do produto interno bruto (PIB), níveis de dívida ou inflação para determinar se um token está subvalorizado ou sobrevalorizado.

Para aumentar a confusão sobre como medir o valor de uma altcoin, a grande maioria das informações sobre altcoins é encontrada na Internet, onde pode ser difícil determinar se a informação é verdadeira ou simplesmente fabricada para criar buzz.

Sinais de alerta

Entre as milhares de criptomoedas já lançadas, muitas morreram, embora outras tantas ainda são negociadas.

Analistas já apresentaram alguns dos principais sinais de alerta sobre as moedas digitais serem (ou não) shitcoins:

  • Moedas pré-mineradas: Verifique a documentação disponível para identificar se os desenvolvedores não estão querendo apenas ganhar dinheiro fácil.
  • Desenvolvedores anônimos: Busque mais informações, pois pode ser a décima moeda de um mesmo desenvolvedor que querendo apenas ganhar dinheiro fácil.
  • Grande alocação de tokens para a equipe de desenvolvedores: Forte sinal de que eles estão querendo apenas dinheiro fácil.
  • Moedas que não oferecem soluções: Se não há nenhuma vantagem ou diferencial, isso pode ser indício que há algo errado no projeto.
  • Poucas atualizações em seu código: Pode ser um indício que o projeto foi abandonado.
Compartilhar.
continua depois da publicidade

Deixe seu comentário!