O tesouro direto é um programa do Tesouro Nacional junto com a BMF Bovespa (B3) criada com o objetivo de venda de títulos públicos para pessoas físicas através da internet.
Ao comprar um título público você está emprestando dinheiro para o Governo Federal, para que no futuro você receba esse valor acrescido dos juros.
Com esse empréstimo o governo utiliza a verba para investir em saúde, educação, Infraestrutura e demais programas governamentais.
O tesouro direto é considerado o investimento mais seguro do Brasil, isso porque ele é garantido diretamente pelo tesouro nacional. O programa foi lançado em 2002 e desde então segue com o objetivo de democratizar os investimentos do país, permitindo aplicações a partir R$ 30,00.
O que é necessário para investir?
Para se tornar um investidor do Tesouro Direto você precisa:
- Ter um CPF e uma conta corrente.
- É possível investir com menos de 18 anos, mas os investimentos devem ser monitorados pelos responsáveis legais.
- Escolher um agente de custodia para intermediar sua compra e transações com o tesouro direto. Que pode ser um banco ou uma corretora. Ressaltando que grandes bancos cobram altas taxas de administração.
Tipos de Tesouro Direto
Atualmente existem 5 tipos de títulos em tesouro direto. O investidor deve optar pela modalidade que mais se encaixa aos seus objetivos. Conheça cada um deles.
Tesouro Selic
Acompanha a taxa Selic (taxa básica de juros da nossa economia). É a melhor opção para quem pretende migrar da poupança pela primeira vez ou está montando a sua reserva de emergência. O tesouro Selic possui facilidade de liquidez do valor investido. Em caso antecipação na retirada do valor investido você também não perde dinheiro.
Tesouro IPCA
São títulos de renda fixa que pagam um juro anual acrescido da variação da inflação oficial do país. A principal característica a ser mencionada é o rendimento atrelado ao IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), que se trata de uma pesquisa da elevação da média dos preços. Ao colocar seu dinheiro em um título do Tesouro IPCA, você não sabe exatamente quanto terá no vencimento. Mas terá uma noção bem importante: mantendo a aplicação até o vencimento do título, ele vai se valorizar com um juro definido na contratação acrescido da variação total do IPCA no período. Indicado para aposentadoria porque possui vencimentos mais longos.
Nesse título é preciso ficar atento, pois em caso de liquidez antecipada você pode perder dinheiro.
Tesouro IPCA com juros semestrais
A rentabilidade também é definida com um juro anual mais a variação do IPCA do período. A diferença está em sua remuneração, que oferece pagamentos a cada semestre (com incidência do Imposto de Renda a cada seis meses e impacto no rendimento líquido).
Nesse tesouro você recebe um cupom de juros a cada 6 meses e não somente no vencimento do títulos. É interessante pra quem quer complementar a renda recebendo esses juros a cada 6 meses.
Tesouro Pré-fixado
A taxa de rentabilidade é fixa no momento da aplicação. Logo que você faz a compra do tesouro já saberá quanto vai receber no momento do vencimento do titulo. É indicado para quem acredita que a taxa pré-fixada será maior que a taxa básica de juros da nossa economia. Solicitando a antecipação do valor antes do vencimento do titulo você perde dinheiro.
Tesouro Pré-fixado com juros semestrais
Essa modalidade é para quem deseja receber esse rendimento a cada 6 meses. Isso significa que o rendimento é recebido pelo investidor ao longo da aplicação, diferentemente das outras opções do Tesouro Direto que pagam somente na data do vencimento.
Porém atenção, pois nessa modalidade o imposto de renda é descontado a cada cupom semestral.
Vantagens de investir no Tesouro Direto
O Tesouro Direto é o investimento considerado mais seguro diante das opções do mercado. Isso porque ele é assegurado pelo Tesouro Nacional, e a possibilidade de o governo quebrar totalmente ao ponto de não conseguir quitar seus débitos é quase nulo.
A facilidade de liquidez é outro ponto importante em um investimento, com a possibilidade de liquidez diária o Tesouro é uma ótima opção para compor reserva de emergência.
Esse ano com o aumento da taxa Selic a cada 45 dias, investimentos nessa modalidade tem sido muito mais procurados, já que a opção de Tesouro Selic acompanha a taxa mínima de juros do país. Pelo menos até o final de 2021 está valendo muito o investimento nessa modalidade de investimento.
O fato de poder começar a investir com pouco valor também coloca o Tesouro no pódio das opções. É um investimento fácil de entender para quem está iniciando, já que não precisa analisar gráfico nem acompanhar diariamente como está o seu desempenho.