Dicas para começar a investir em fundos imobiliários
Anúncio

Quer começar a investir em Fundos de Investimento Imobiliário (FII’s) e não sabe como começar? Não, esse não é uma publicação com indicações de Fundos Imobiliários ou com uma carteira recomendada pronta para você copiar. São dicas para você começar a investir da forma correta.

Hoje contamos na bolsa com mais de 300 FII’s disponíveis. Alguns mais seguros outros mais arriscados. Existem fundos de papel que fazem emissão acima do valor patrimonial e fundos que fazem emissão abaixo. Não existe uma regra que qualquer fundo precisa superar valor patrimonial. E isso não é problema.

O nosso foco de investir em Fundo imobiliário é a renda. E é por isso que é importante conhecer bem o fundo que você pretende investir e principalmente o gestor que está por traz dele.

Anúncio

Cada dia mais surge grupos no WhatsApp ou Telegram, fóruns de debates sobre investimentos, canais de YouTube. Tem bastante coisa pra aprender e trocar experiências sobre investir. O problema é que 90% desses grupos não são moderados, não são filtrados. Não tem ninguém pra dizer se o que é dito está certo ou errado.

Pra quem já entende sobre o assunto, tudo bem, vai saber se posicionar e decidir o que convém ou não para ele. Mas a pessoa que esta tentando aprender vai acabar indo no efeito “manada” vai fazer o que a maioria do grupo está fazendo. Vai acreditar no que foi falado no grupo e ai cria pré-julgamentos sobre determinados ativos sem nem saber exatamente do que se trata.

Por isso a importância do estudo. Leia o relatório gerencial do FII. Nas primeiras páginas tem a nota do gestor. O gestor coloca a visão dele sobre o mercado, é um especialista que explica o que esta sendo feito. Lendo o relatório você conhece a gestão.

Caso não esteja satisfeito com a gestão ou tenha alguma dúvida, como por exemplo, se quiser saber sobre a Vacância, que geralmente não é um dado que o gestor traz no relatório, dá para perguntar diretamente com a gestora. Não tenha medo de entrar em contato para fazer perguntas ou dar opinião para o gestor. Caso esteja insatisfeito com a gestão, também entre em contato e exponha a sua explicação.

Anúncio

Além do relatório ainda existem três documentos com informações oficiais sobre o Fundo: informe mensal, trimestral e anual. Todos apresentam dados importantes sobre o FII. Com essas informações oficiais, fica muito mais fácil de entender e a maioria das pessoas não leem.

Não seja preguiçoso e espere para encostar-se à carteira montada por alguém. Monte sua própria carteira, trabalhe, gere renda e invista com sabedoria e paciência.