A gigante de pagamentos empresariais NCR e o New York Digital Investment Group (NYDIG) estão formalizando uma parceria para permitir que centenas de bancos dos EUA ofereçam negociação de bitcoin a seus 24 milhões de clientes por meio de seus aplicativos móveis.
O New York Digital Investment Group (NYDIG) disse nesta quarta-feira (30), que 650 bancos e cooperativas de crédito norte-americanas em breve poderão oferecer a opção de negociar a criptomoeda líder. A NYDIG é uma subsidiária de serviços financeiros e de tecnologia bitcoin da Stone Ridge, uma administradora de ativos alternativos que vale US $ 10 bilhões.
O presidente de banco digital da NCR, Douglas Brown, disse à Forbes: “Acreditamos firmemente nos benefícios da criptografia e na sua aplicação estratégica. Isso é verdade para nossos relacionamentos bancários, conforme evidenciado pela NYDIG, e em todos os varejistas, bem como restaurantes e similares”.
Fundada em 1884 como National Cash Register, a NCR tem mais de 34.000 funcionários em 160 países e seus produtos são ofertados em 141 países. A empresa foi adquirida pela AT&T em 1991, mas tornou-se uma empresa distinta em 1997. O site da NCR diz que a empresa é “a fornecedora número 1 de software POS global para varejo e a fornecedora número 1 de caixas eletrônicos de vários fornecedores.”
De acordo com o Instituto de pesquisas RBR, a NCR é a maior fornecedora de software de ponto de venda para supermercados e outras lojas de varejo em todo o mundo, com 45% de participação do mercado. A empresa atende 180.000 restaurantes, redes de varejo, hotéis e muito mais.
Os bitcoins adquiridos por intermédio da plataforma da NCR serão obtidos de várias exchanges regulamentadas e revendidos com a cobrança de uma taxa de transação pelo banco, que devem estar na média do mercado. Isso facilitará para os interessados que não conhecem os trâmites para negociação de criptografia. Contudo, Brown defende que, no futuro, a NCR pode oferecer seu próprio serviço de custódia de criptomoeda.
No ano passado, uma pesquisa da Cornerstone Advisors mostrou que quase dois terços dos investidores em criptomoedas estariam dispostos a recorrer a seus bancos como meio de investir no setor. Porém, havia pouca disponibilidade desse serviço.
O diretor de tecnologia da NCR, Tim Vanderham, acrescenta que a empresa está trabalhando com cerca de 200.000 restaurantes e outros clientes de varejo para ajudá-los a aceitar pagamentos de bitcoin. Além disso, a NCR também pode disponibilizar a negociação de bitcoin em cerca de 800.000 caixas eletrônicos. Isso abriria um grande leque de opções para os clientes dos bancos, tanto para usar criptomoedas como meio de pagamento quanto para conversão em moeda corrente.
A NYDIG já opera como intermediária para instituições financeiras que oferecem negociação de bitcoin a seus clientes. A empresa anunciou recentemente uma parceria com a Finserv para que 10.000 instituições financeiras passem a prestar esse serviço. Cada vez mais grandes players do mercado facilitam a adoção de criptomoedas para os moradores dos Estados Unidos, o que pode se consolidar como tendência em outros paises nos próximos anos.