26% dos consultores financeiros planejam recomendar criptomoedas nos próximos meses
Anúncio

Um levantamento com consultores financeiros e suas estratégias de investimento intitulada “Tendências de Investimento 2021” ou “2021 Trends in Investing Survey”, no original em inglês. Realizado pela Financial Planning Association (FPA, “Associação de Planejadores Financeiros”, em português) e a revista especializada Journal of Financial Planning e apoiada pela Onramp Invest. Foram consultados 529 consultores financeiros, com perfis de atuação diferentes, sobre quais seus investimentos e recomendações para o ano.

Uma das conclusões mostram “uma mudança significativa na adoção de criptomoedas”. Um quarto (26%) dos entrevistados planejam aumentar sua recomendação de criptomoedas nos próximos 12 meses. Além disso, 49% dos consultores disseram que os clientes os perguntaram sobre o investimento em criptomoedas nos últimos seis meses.

A Financial Planning Association é a principal organização de associados para planejadores financeiros, profissionais, educadores e profissionais de serviços financeiros certificados. A Onramp Invest é uma empresa de tecnologia que fornece acesso a ativos criptográficos para consultores de investimento.

Anúncio

As criptomoedas foram adicionadas à pesquisa pela primeira vez em 2018, quando 1,4% dos consultores indicaram que as estavam usando ou recomendando aos clientes. Essa porcentagem caiu para menos de 1% em 2019 e 2020, mas aumentou para 14% em 2021.

Também chama atenção o quanto o assunto desperta interesse. Se 49% dos consultores indicaram que os clientes os questionaram sobre o investimento em criptomoedas no primeiro semestre deste ano, contra 17% em 2020. Ao mesmo tempo, ainda de acordo com a pesquisa, 52% dos consultores relatam que seus clientes perguntaram sobre a alta volatilidade do mercado nos últimos seis meses.

O CEO da Onramp Invest, Tyrone Ross, comentou: “fica claro a partir desses resultados que chegamos a um ponto de inflexão na área de gestão de patrimônio. Os consultores agora se deparam com uma base de clientes que exige conhecimento, acesso e aconselhamento de seu consultor sobre criptoativos”.