Na noite da última sexta-feira (13) o sistema interno do Tesouro Nacional sofreu um ataque de hacker. Segundo o ministério da economia foi um ataque ransomware, situação em que os invasores geralmente pedem dinheiro em troca de dados sequestrados de um computador.
A ação foi imediatamente contida pela Polícia Federal. Geralmente nessa modalidade de ataque os dados da instituição atacada são coletados e pode haver bloqueio do sistema.
Até o momento, nenhum dano foi relatado nos sistemas da Secretaria do Tesouro Nacional, como o Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi) e os relacionados à Dívida Pública.
Desde o ocorrido medidas saneadoras estão sendo tomadas.
O Tesouro é o órgão do Ministério da Economia que cuida da administração financeira e da contabilidade do governo federal e é responsável pelas emissões soberanas e pelas operações dos títulos de dívida pública do País, como as do Tesouro Direto.
Segundo o ministério, novas informações sobre o episódio serão divulgadas quando estiverem disponíveis. Comentários e dúvidas sobre a confiabilidade do sistema vêm sendo levantadas depois dessa situação.