Anúncio

Ativos de renda variável são aqueles investimentos cujo retorno é imprevisível no momento do aporte. O valor varia conforme as condições de mercado e consequentemente a remuneração que as aplicações oferecem seguem esse mesmo princípio.

Ele é totalmente oposto da remuneração de renda fixa, onde você já sabe qual vai ser a rentabilidade dentro de um período de tempo.

Quem compra ativos da renda variável sabe que eles sofrerão uma valorização ao longo do tempo, mas é impossível prever quanto será essa valorização. Ressaltando que os papeis também podem desvalorizar.

Anúncio

Investir em renda variável é como entrar no capital do emissor seja direta ou indiretamente. O investidor passa a ser um sócio dessa empresa ou instituição.

Ativos de Renda Variável

Existem diversos produtos disponíveis para investir em renda variável e cada um deles tem características próprias tanto de risco quanto de liquidez. Por isso a avaliação de escolha deve ser adequada para cada investidor.

Os tipos mais comuns de investimentos em renda variável são:

Ações:

Ações representam frações de companhias de capital aberto, ou seja, aquelas que são negociadas na Bolsa de Valores.

Fundos Imobiliários (FIIs):

Anúncio

O Fundo de Investimento Imobiliário (FII) é uma comunhão de recursos destinados à aplicação em ativos relacionados ao mercado imobiliário.

ETFs:

Exchange Traded Fund (ETF), é fundo negociado em Bolsa que representa uma comunhão de recursos destinados à aplicação em uma carteira de ações que busca retornos que correspondam, de forma geral, à performance, antes de taxas e despesas, de um índice de referência.

Opções:

Refere-se a papéis que te dão direito de comprar ou vender ações

Câmbio:

Câmbio é o termo usado para a troca entre duas moedas diferentes. O termo é utilizado, principalmente, para operações entre moedas de diferentes países.

Futuros:

Contrato de futuros, também chamado contrato futuro, é um tipo de contrato derivativo. Os contratos de futuros são contratos de compra e venda padronizados, notadamente no que se refere às características do produto negociado, conforme regulamentação da Bolsa.

Fundos de Investimento:

É uma forma de aplicação financeira, formada pela união de vários investidores que se juntam para a realização de um investimento financeiro.

Criptomoedas:

Genericamente, uma criptomoeda é um tipo de dinheiro – como outras moedas com as quais convivemos cotidianamente – com a diferença de ser totalmente digital.

BDRs:

São recibos de ações de empresas estrangeiras negociados na bolsa brasileira.

Vantagens

A principal vantagem de investir em renda variável é a possibilidade de obter um retorno maior do que na renda fixa, em contrapartida o risco também é muito maior.

Outra vantagem é a variedade enorme de ativos. É possível investir nos mais variados setores do mercado desde vestuário a alimentos e imóveis. Basta os investidores decidirem qual nicho do mercado mais lhe convém.

Dá para começar investir na renda variável com muito pouco dinheiro, sendo que cada investimento varia no preço.

Ativos como as ações, por exemplo, são negociados em lotes padrões. Porém, é possível comprar no mercado fracionário, por um valor bem inferior.

É arriscado investir na renda variável se a pessoa não tiver paciência e fizer aplicações sem conhecer o mercado. Mas a B3 (bolsa de valores brasileira) é totalmente confiável e conta com a regulação da CVM, que é a autarquia do governo responsável por fiscalizar e punir quem não cumpre com as normas da bolsa.

Cuidados ao investir em renda variável

Os mercados de renda variável oscilam bastante. É só pensar na bolsa de valores, um dia o Ibovespa sobe e no outro ele cai.

É preciso ter sangue frio para lidar com a instabilidade constante do mercado. Conheça o mercado e o produto de investimento que você está comprando e os seus riscos, olhando sempre para os fundamentos da empresa, perspectivas para próximos anos e concorrência.

Avalie também todos os custos envolvidos na operação, taxas de serviço e imposto de renda cobrado sobre o investimento.

Coloque na renda variável somente aquele dinheiro que você não vai precisar agora e que pode ficar investido por maior período.

Ao investir em renda variável não seja guiado pela ganância, pois você pode perder tudo. Entre no mercado da forma correta, começando com pouco e com visão de longo prazo.