continua depois da publicidade

O RLP é a sigla em inglês para Retail Liquidity Provider, que significa Provedor de Liquidez ao Varejo. Esse é um serviço desenvolvido pelo mercado financeiro em parceria com a B3 que permite que bancos e corretoras proporcionem mais liquidez.

Pode ser considerado um sistema que surgiu para facilitar a vida de quem opera minicontratos de índice e de dólar. Ele foi desenvolvido nos EUA em 2012 e começou a ser usado no Brasil em 2019. Hoje ele é oferecido pelas principais corretoras do mercado.

Como funciona

Este é um produto que as corretoras oferecem para garantir que você entre e saia da operação com o mesmo valor da sua proposta inicial.

Com a RLP os preços das negociações são sempre melhores ou iguais ao mercado.

Para utilizar basta ativar o RLP na sua corretora. A maioria das corretoras oferece corretagem zero para quem adere esse serviço.

Dentro da bolsa de valores só é possível comprar alguma coisa se alguém vender para você. E da mesma forma funciona com a venda, só é possível vender se tiver alguém comprando.

Quando você quer fazer uma operação de compra ou venda, é lançada uma ordem em determinado valor. Quando chegar uma proposta nesse valor, vai disparar uma ordem de compra para você.

Esse processo pode demorar mais que o esperado e não é muito bom principalmente para quem opera com Day trade, já que o manejo deve ser o mais rápido possível.

Com o RLP a própria corretora vende ou compra sua ordem ao preço que você espera. Não tem necessidade de ir ao book de ofertas procurar qual é a melhor proposta para a sua ordem. Com esse sistema você autoriza a sua corretora a tomar a frente da operação, sendo ela a contraparte do negócio.

É vantajoso operar com RLP?

Esse é um produto que vem gerando muita discussão. Algumas pessoas não gostam da RLP enquanto outras acham o serviço muito eficiente.

Ele pode ser eficiente já que não precisa estar procurando a melhor oportunidade. Facilita muito para quem está começando no mercado. Para traders também é uma boa opção, já que numa operação de Day Trade é cobrado o valor de corretagem e nessa modalidade a corretagem se torna gratuita.

Praticamente não altera em nada o seu rendimento já que você compra e vende diretamente para a corretora, se não fosse para ela, seria para outra pessoa.

Não são as determinações da corretora e sim as suas, é uma ordem limitada nas condições determinados por você.

A facilidade de liquidez é um ponto muito positivo da RLP.

O que as corretoras lucram com isso?

As corretoras não são tão boazinhas ao ponto de oferecer um serviço que apenas beneficie os clientes e não a ela mesma.

É claro que as corretoras também lucram com isso, se não o serviço nem seria oferecido de graça. As corretoras ganham na variação, no spread.

O spread no mercado financeiro representa a diferença entre o preço de venda e o preço de compra de um ativo. Como as corretoras trabalham exatamente com isso, acompanhando diariamente as oportunidades do mercado, ela pode captar um título que está oferecendo uma remuneração em um valor e oferecer para o investidor com uma remuneração com valor maior.

Então ela tem muitos contratos e tudo isso é feito através dos contratos dela mesma.

Share.
continua depois da publicidade