continua depois da publicidade

Co-fundador do Ethereum, Vitalik Buterin, mexeu com o mercado cripto ao anunciar nesta segunda-feira, 17, que está queimando seus tokens shiba inu (SHIB), avaliados em 7 bilhões de dólares. Após de desfazer de 90% de suas unidades, ele doará o restante a instituições de caridade.

Conhecida por ser a “destruidora da dogecoin”, a shiba inu é outra criptomoeda-meme, representada pela figura de um cachorro da raça japonesa que dá nome à moeda. Curiosamente, após sua criação, seus desenvolvedores anônimos enviaram 50% do total da shiba para Vitalik Buterin. Eles diziam saber que o desenvolvedor e co-fundador do Ethereum não pretendia gastar seus tokens, mas sim destruí-los. Isso acaba por agregar mais valor às unidades ainda disponíveis.

Parece que a estratégia de forçar o preço deu certo. Em 10 de maio, a demanda por Shiba Inu cresceu tanto que Binance ficou sem endereços ETH, pois o token é baseado no blockchain Ethereum. Nesta manhã de segunda-feira (17) em que as principais criptomoedas do mercado perderam valor, a SHIB sobe 6%, negociada a US$ 0.00001674.

A decisão de Vitalik foi doar 50 trilhões de tokens SHIB para o India Covid Relief Fund, organização dedicada a aliviar os impactos do COVID-19 na Índia. No hash da transação, ele anunciou: “Decidi queimar 90% dos tokens shiba restantes na minha carteira. Os outros 10% serão enviados para uma instituição de caridade (ainda não decidida) com valores semelhantes ao CryptoRelief (para evitar a perda de vidas em grande escala), mas com uma orientação de longo prazo”.

O que é shiba inu?

O SHIB foi lançado em agosto de 2020, logo após a campanha publicitária de Dogecoin no TikTok levoar a moeda a um pico de dois anos. De acordo com seu “Woof Paper”, um total de 1 quatrilhão de tokens foi cunhado, 50% dos quais bloqueados no Uniswap com as chaves jogadas fora. A outra metade, no entanto, foi enviada para a carteira do co-fundador da Ethereum, Vitalik Buterin, sem ele pedir.

Johnny Lyu, CEO da bolsa de criptografia KuCoin explica que como o token está competindo com o DOGE, é importante avaliar seu desempenho em relação ao Dogecoin. No momento em que este artigo foi escrito, o SHIB está sendo negociado na faixa de US $ 0,000016, totalizando cerca de 10.000% dos ganhos nos últimos 30 dias em comparação com os ganhos de cerca de 300% nos mesmos 30 dias para Dogecoin, que atualmente está sendo negociado por cerca de US $ 0,50.

Share.
continua depois da publicidade