Organizar suas finanças é fundamental para chegar ao sucesso de ter uma estabilidade financeira. É muito difícil manter as finanças sob controle, muitos tentam fazer isso e por vezes acabam desistindo já que no final do mês acaba faltando lazer ou disciplina – e no pior dos casos também falta dinheiro.

Isso causa estresse e custos, especialmente quando você acaba entrando no cheque especial e isso pode acontecer repetidamente, virando uma grande bola de neve.

Se você deseja estar mais consciente do seu dinheiro, primeiro deve ser claro sobre o seu orçamento e despesas. É necessário conhecer os seus gastos e dividir o dinheiro de forma adequada.

Regra 50-30-20

A regra 50-30-20 oferece uma primeira orientação: Metade da receita líquida, ou seja, 50% vão para os custos fixos mensais, como aluguel, eletricidade, internet, telefone celular, mantimentos e outras despesas fixas. Esses custos devem ser analisados regularmente para verificar seu potencial de economia.

30% da renda estão disponíveis para despesas de lazer. Isso pode ser usado para atender aos seus próprios desejos e necessidades, como ir a restaurantes, passatempos, compras ou cultura. Qualquer pessoa que regularmente exceda os 30% aqui, por exemplo, com compras por impulso no shopping ou visitas frequentes a restaurantes, é recomendado fazer anotações frequentemente.

20% da receita líquida devem ser destinadas para investimentos. É importante que o dinheiro seja transferido para outra conta e investido, porque deixar em uma conta de fácil acesso, como uma caderneta de poupança é arriscada, pois pode ser gasto rapidamente já que está a disposição.

Anote

Você precisa conhecer sua real situação financeira. Por isso é muito importante anotar seus gastos fixos, seus ganhos e demais despesas.

Anotando as receitas e despesas seu próprio comportamento de gastos pode ser analisado. Isso parece entediante no início. Portanto, é importante para entender onde está o seu erro financeiro que causa problemas constantemente.

Escolha a maneira de anotar mais adequado para você. Alguns vão preferir os aplicativos de celular, outros a planilha do Excel ou outra planilha pronta ou até o velho papel e caneta.

Inicialmente, mantenha as anotações por três meses e depois avalie a necessidade de continuar anotando tudo ou apenas os gastos fixos. Com isso, você notará em tempo hábil onde o dinheiro suado acaba todos os meses.

Primeiro pague as dívidas para depois investir

Para não tropeçar devido a despesas imprevistas, como uma geladeira quebrada ou uma conta inesperada, deve haver uma reserva de emergência disponível e com fácil liquidez para todos os momentos. Qualquer pessoa que já garantiu a sua reserva pode investir os 20% em investimentos de médio a longo prazo.

A regra 50-30-20 é uma diretriz para ter uma ideia inicial do seu próprio orçamento. Se você gastar menos nos dois primeiros campos, mais estará disponível a cada mês para economizar para o futuro. Se, por outro lado, não sobrar quase nada para economizar e você pagar regularmente juros do cheque especial devem primeiro reduzir suas despesas e sair do cheque especial o mais rápido possível.

Isso porque a taxa de juros dos bancos sempre será superior a qualquer investimento. Portanto, é importante entrar primeiro em um território positivo, para que um investimento faça sentido.

Analise suas despesas e se possível procure serviços mais em conta

É importante questionar criticamente as despesas. Isso começa com as taxas de banco, que são fáceis de evitar. Os grandes bancos, por exemplo, costumam cobrar por serviços que não são usados. Eles geralmente oferecem contas correntes gratuitas, mas depois incluem cesta de serviços sem que você solicite. Por isso é sempre bom ficar atento ao seu extrato. Hoje muitos bancos têm uma conta online gratuita e sem qualquer taxa extra.

Os contratos existentes também devem ser verificados, assim como os termos e condições do banco. Se você alterá-lo regularmente, poderá sempre garantir um novo bônus e recompensas para o cliente. Neste ponto, você pode verificar se mudar para outro banco também pode ser uma boa escolha financeira.

O mesmo se aplica a seguros de automóveis e contratos de telefonia celular: quem muda regularmente economiza dinheiro.

Também é importante questionar suas próprias atividades de lazer. Suas anotações devem mostrar onde você deixa seu dinheiro no dia a dia. Será que tomar aquele cafezinho diariamente naquela cafeteria conceituada não está dando prejuízo? Almoçar em restaurante todos os dias, será que não é possível evitar levando comida de casa ou escolhendo um local mais em conta?

Vale a pena dar uma olhada autocrítica em seu próprio comportamento de gastos e expor esses gastos ocultos.

Algumas taxas de associação ou custos de assinatura também se acumulam, o que pode se tornar um fardo. Todos devem se perguntar: Eu ainda preciso disso?

Por exemplo, será que realmente você precisa ter uma assinatura do Netflix e do Amazon Prime, ou um dos dois já é suficiente? Muitas dessas assinaturas podem ser canceladas mensalmente.

Recomenda-se que os fãs de séries usem assinaturas de grupo mais baratas. Uma assinatura da Netflix feita em um grupo de familiares ou amigos, com até quatro acessos inclusos sai mais em conta que uma assinatura individual. O Spotify também oferece a todos os amantes da música uma “Assinatura Premium Family” para um total de seis pessoas.

As associações de esportes, como academias ou clubes, também devem ser reconsideradas regularmente. Nos últimos meses, você esteve lá com a frequência que pretendia?

Ganhe mais

Economizar é, obviamente, a maneira mais rápida de juntar mais dinheiro. O próximo passo é ganhar mais dinheiro. Quando foi a última vez que você pediu um aumento ou negociou seu salário?

Manter suas finanças sob controle também significa avaliar seus ganhos. Perceba quanto vale o seu trabalho e negocie pelo menos uma vez por ano.

Você também pode ganhar dinheiro com freelances ou até trabalhos de hobby, como itens artesanais.

Roupas e objetos que você não usa podem ser revendidos, assim como qualquer outro produto novo, sejam por catálogo ou demais opções.

Em última análise, muitas das despesas feitas também podem ser recuperadas por meio da declaração de imposto. Portanto, vale a pena conhecer as taxas fixas e guardar os documentos necessários.