Golpe publicitário ou máquina de fazer dinheiro? O Spiritus, novo modelo da fabricante canadense de veículos elétricos leves Daymak promete revolucionar o mercado automotivo incluindo uma infraestrutura própria de criptografia. Segundo o material divulgado à imprensa, o modelo deve suportar algumas operações criptográficas, incluindo mineração de bitcoin (BTC), ethereum (ETH), cardano (ADA) e dogecoin (DOGE) durante o carregamento.
Mas essas máquinas revolucionárias só estarão disponíveis para venda em 2023. Por enquanto, a empresa apenas forneceu detalhes do Daymak Nebula, a suíte criptográfica que inclui o Nebula Miner e a Nebula Wallet. Segundo seus criadores, isso transformará seus veículos em “nós de criptomoeda ecologicamente corretos – um marco sem precedentes na rápida evolução das tecnologias de blockchain”.
Focada na confecção de veículos leves, a Daymak pretende melhorar a mobilidade com veículos elétricos, como bicicletas, offroads e carros. Ela surge como concorrente da Tesla, indo na contramão da empresa de Elon Musk, que parou de aceitar criptomoedas como pagamento de seus carros.
O preço de lançamento do Spiritus começa em US$ 18.495. O Nebula Miner será equipado com uma placa de vídeo (GPU) de última geração, que permitirá aos proprietários de carros ganhar dinheiro enquanto estão estacionados. O Nebula Wallet apresenta-se como uma solução completa para as necessidades diárias de criptografia.
“Nós imaginamos um futuro onde pedágios de rodovias, o estacionamento e até seu pedido drive-thru serão pagos na hora com criptografia. Suas contas online e transações bancárias podem ser tratadas através da mesma plataforma de software, com pagamentos em cripto. Num mundo onde a maioria dos veículos está depreciando de preço estacionado na sua garagem, o Nebula Miner fará você ganhar dinheiro enquanto seu Spiritus estiver estacionado. As aplicações potenciais são ilimitadas”, disse Aldo Baiocchi, presidente da Daymak.
O CEO da marca prevê que até a data de lançamento do Spiritus, “todos estarão pagando com criptografia”, então a empresa projetou seus veículos com isso em mente. “Também estamos trabalhando com uma variedade de corretoras para oferecer pagamentos de leasing via criptografia. Esse é outro aspecto da integração de criptografia em que o Daymak Spiritus é pioneira”, explica.
De acordo com a empresa, essa tecnologia estará disponível para licenciamento também para outros fabricantes de veículos elétricos. Segundo a Daymark, o Spiritus já ultrapassou “350 milhões de dólares em encomendas em menos de 60 dias”. Para pagamento do carro serão aceitas as moedas Bitcoin, Dogecoin, Cardano, Ethereum, entre outras.