Anúncio

O Serviço Secreto da Ucrânia anunciou o fechamento de uma fazenda clandestina de mineração de criptomoedas que utilizava mais de 3,8 mil PlayStation 4. Além dos vídeo games enfileirados em estruturas de metal, o sistema utilizava 500 placas de vídeo e mais de 50 processadores de computador. As informações são estão no site do Serviço Secreto ucraniano.

A operação ocorreu na cidade de Vinnytsia, após as autoridades identificarem um consumo de eletricidade fora dos padrões em um galpão desativado da JSC Vinnytsiaoblenerho, distribuidora de energia local.

A mineração de cripto não seja ilegal na Ucrânia, que na verdade atrai operações do tipo pelo preço baixo da energia elétrica advinda de reatores nucleares. Contudo, neste caso foi indicado que estava ocorrendo furto de eletricidade, pois os responsáveis usavam medidores falsos, que eram mostrados aos funcionários da fornecedora JSC.

Anúncio

Estima-se que os prejuízos são de aproximadamente US$ 256 mil. As autoridades não divulgaram se alguém foi preso, mas indica que foram realizadas batidas nos endereços dos operadores do esquema, na busca de documentos. As primeiras informações dão conta que funcionários da fornecedora de energia elétrica possam  estar envolvidos no esquema ilegal.

Usando vídeo games para minerar

O caso repercutiu internacionalmente pela utilização de consoles de PlayStation 4 no lugar dos rigs repletos de  placas de vídeo que geralmente são utilizados em fazendas desse tipo. Ele faziam parte do processamento, mas a mineração era controlada pelos processadores.

Especialistas já mostraram que um PlayStation 4 Pro, versão mais potente do vídeo game, possuiria poder de mineração um pouco abaixo de placas de vídeo como a Radeon RX 580, da AMD. Embora tenha sido questionado no passado a eficácia dos consoles, a apreensão na Ucrânia comprova que é uma possibilidade real.