Para quem já está cansado de ouvir falar sempre sobre os mesmos assuntos de investimentos, preparamos uma lista com 4 investimentos diferentes e agressivos que podem trazer bons retornos e diversificar sua carteira.

Como tudo no mundo, os investimentos também estão sempre se inovando. As criptomoedas por mais que estejam em alta e ainda seja novidade para algumas pessoas, para investidores mais experientes ela continuam sendo uma boa opção para diversificar suas carteiras, mas eles já estão atrás de algo novo.

Atualmente vem sendo falado sobre quatro novas possibilidades de investimentos da renda variável, que são bem agressivos, mas que prometem uma rentabilidade alta.

Porém, muito cuidado, pois esse tipo de investimento não é indicado para qualquer investidor. Procure investimentos que estão dentro do seu perfil.

1 – Mercado de Games

Investir em jogos? Isso mesmo, esse é uma nova opção no mercado e se destaca pelo seu potencial de crescer cada vez mais. Só no ano passado os games chegaram a movimentar cerca de US$ 100 bilhões e a previsão é que esse mercado continue crescendo.

Investir neste mercado é muito simples. A maneira mais fácil é adquirir ações de grandes empresas do setor como, por exemplo, na Nintendo.

Outra forma também é fazer aplicações em ETFs (fundo de índice com várias companhias).

2 – Precatórios

Os precatórios são direitos de crédito contra o governo. É uma espécie de requisição de pagamento de determinada quantia a que a Fazenda Pública foi condenada em processo judicial. Para obter os créditos, a pessoa tem que entrar nas plataformas especializadas.

Na prática, funciona assim: um indivíduo que tem um precatório a receber, não quer esperar todo o processo da justiça e vende para outro que possa antecipar o valor e que tenha interesse em esperar.

A principal vantagem se dá, pois o investidor não precisa comprar 100% do precatório. Dessa forma, caso deseje, ele pode adquirir cotas, o que traria alguns benefícios.

Na prática, a pessoa consegue 4 cotas de precatórios diferentes ao invés de um inteiro. Portanto, em um eventual atraso de pagamento, ela cobriria o valor com o pagamento de outro que também investiu.

3 – Mercado de Cannabis

Investir em maconha? Não estamos nos referindo aqui à droga que por trás vem envolvido tráfico e diversas outras coisas que não agregam valor a ninguém e ainda podem acabar com a vida da pessoa.

Esse investimento é voltado para o canabidiol, um medicamento terapêutico extraído da Cannabis que atua no sistema nervoso central, e que apresenta potencial terapêutico para o tratamento de doenças psiquiátricas ou neurodegenerativas.

O canabidiol (CBD) acabou se tornando muito promissor. Isso porque, só em 2020, o mercado legalizado desse item, que produz produtos farmacêuticos e medicinais, faturou US$ 24,6 bilhões.

Para aqueles que se interessa pelo investimento, aplicar dinheiro na indústria é muito fácil. Atualmente, o Brasil já tem alguns ETFs voltados para a indústria de cannabis.

4 – Startups

Uma startup, termo da língua inglesa sem tradução oficial para a língua portuguesa, é uma “empresa emergente” que tem como objetivo principal desenvolver ou aprimorar um modelo de negócio.

A princípio, elas se destacam por ser uma boa opção para investir e diversificar a carteira.

A melhor maneira para investir em uma startup é se tornando um investidor anjo.

O termo investidor anjo, originalmente Angel Investor ou Business Angel, foi cunhado nos Estados Unidos, no início do século 20, para designar os investidores que bancavam os custos de produção das peças da Broadway, assumindo os riscos e participando de seu retorno financeiro, bem como apoiando na sua execução.

O investimento anjo é efetuado por pessoas físicas com seu capital próprio em startups, empresas com alto potencial de crescimento. São empresários, executivos e profissionais liberais que agregam valor para o empreendedor com seus conhecimentos, experiência e rede de relacionamentos, além de recursos financeiros.

Entretanto, vale lembrar que assim como todo investimento que tem riscos, é necessário tomar alguns cuidados. Entre eles, é importante procurar saber se a startup escolhida tem clientes fidelizados, uma receita recorrente e um quadro societário bem estruturado e definido.