Antes de ser presidente dos Estados Unidos, o bilionário Donald Trump ficou conhecido como um forte operador no mercado financeiro. Portanto, suas opiniões sobre economia sempre recebem atenção.

Nesta segunda-feira (7), em entrevista a Stu Varney, da Fox Business, Trump voltou a expressar sua visão negativa sobre o bitcoin (BTC), afirmando que “parece ser um esquema de fraude”.

“O bitcoin me parece um esquema de fraude. Eu me surpreendi — na nossa época, estava em US$ 6 mil e bem abaixo disso. Eu não gosto [de bitcoin] porque é apenas outra moeda competindo contra o dólar. Eu quero que o dólar seja a moeda do mundo. É isso o que eu sempre digo”, enfatizou.

Falando sobre a alta nos preços do Bitcoin nos últimos meses, o ex-presidente disse que, para ele, foi uma surpresa para a valorização da moeda digital. Lembrou ainda que durante seu mandato, a cotação do Bitcoin era cerca de US$ 6 mil. O comentário mostra que, para ele, o bitcoin só valorizou porque Joe Biden ganhou a eleição no ano passado.

Em outros momentos da entrevista, Trump disse que investiu em ações no passado, mas não está fazendo isso no momento, e pediu forte regulamentação das criptomoedas, um tema constante em Washington.

Crítica recorrente

Em 2019, quando ainda era presidente, Trump criticou as criptomoedas usando sua conta no Twitter, de onde está banido. Na ocasião, também falou contra o Libra – projeto de stablecoin do Facebook, rebatizado recentemente de Diem.

“Não sou fã do bitcoin e das criptomoedas, pois não são dinheiro e seu valor é altamente volátil, lastreado em nada. Criptoativos sem regulação podem facilitar o comportamento criminoso, incluindo o tráfico de drogas e outras atividades ilegais”, tuitou.