continua depois da publicidade

O preço do bitcoin teve uma nova queda de 7% no acumulado de 24 horas nesta sexta-feira (4). O motivo, aparentemente, foi uma publicação do CEO da Tesla, Elon Musk, seu Twitter.

Na noite de quinta, bilionário tuitou a “#bitcoin” seguida por um emoji de um coração partido, junto com a foto de um casal discutindo a separação. No diálogo, a mulher diz: “Eu sei que eu disse que a gente terminaria se você citasse outra frase de uma música do Linkin Park, mas eu encontrei outra pessoa”.

Ao que o homem responde: “então, no final, isso não importou?”, fazendo referência à letra da música da banda “In The End” (No Final).

A tendência de baixa da criptomoeda quebrou a maioria das previsões de especialistas, que apostavam em uma nova alta.

Entre as críticas comuns, surgiu uma ameaça em vídeo publicado no Youtube na noite desta sexta-feira (4). O grupo de cyber-ativistas Anonymous atacou Elon Musk por causa do posicionamento do bilionário nas redes, algo que estaria “manipulando o preço” do Bitcoin. Essa é um queixa recorrente, que até inspirou a criação de uma criptomoeda chamada “Stop Elon”.

No material publicado no Youtube, o grupo de hackers acusou a fabricante de carros elétricos Tesla de poluir o país e tratar seus funcionários como escravos. Eles afirmaram que há crianças submetidas a trabalho escravo em minas de lítio utilizadas para as baterias dos veículos da Tesla, questionando que a empresa de Musk não é tão “verde” quanto quer parecer.

Para o Anonymous, Musk – que além da Tesla comanda o programa SpaceX – tornou-se um troll e tem comportamento abusivo. “Você se aproveitou de uma das melhores reputações da classe dos bilionários porque tocou no desejo que muitos de nós temos, de viver em um mundo com carros elétricos e exploração espacial. Só que recentemente sua imagem está sendo exposta, e as pessoas estão começando a ver como você nada mais é que outro rico narcisista desesperado por atenção.”

O grupo lembrou que a Tesla não tem lucro com a produção de seus carros. “A Tesla conseguiu obter financiamento do governo graças aos créditos de carbono que obteve com sua postura chamada ‘verde’.”

O coletivo também acusou a Tesla comprou bitcoins com incentivos do estado. Durante alguns meses a empresa aceitou bitocoin como forma de pagamento, mas depois Musk atacou o uso de energia gasto para mineração como uma agressão ao meio ambiente. Isso teria atrapalhado a identidade verde da Tesla.

Na opinião do Anonymous, o bilionário faz postagens que manipulam o mercado. Embora no passado seus tuítes tenham ajudado a popularizar o bitcoin e colaborado para sua alta de preço, recentemente ele fez várias críticas à criptomoeda e influenciou o mercado na direção oposta.

Embora não tenham explicado como, os ativistas dizem que iráo agir contra o bilionário, a quem acusam de ter prejudicado os pequenos investidores de cripto.  Na parte final do vídeo, disseram: “Os jogos que você jogou com o mercado de criptomoedas destruiu vidas, milhões de pequenos investidores estavam realmente contando com seus ganhos em criptomoedas para melhorar de vida. Isso é algo que você nunca entenderá porque nasceu na riqueza roubada de uma mina de esmeralda. Claro que eles assumiram o risco quando investiram, e todos estão cientes que devem estar preparados para a volatilidade do mercado cripto, mas seus tuítes essa semana demonstraram completo descaso pelas pessoas trabalhadoras. Você continua a zombar deles com memes das suas mansões de milhões de dólares, você pode pensar que é a pessoa mais esperta da sala, mas agora você vai se ver com a gente. Nos aguarde.”

Compartilhar.
continua depois da publicidade

Deixe seu comentário!