Os gêmeos Igor e Grichka Bogdanoff, são astrofísicos e celebridades da televisão da França. Conhecidos pelo seu trabalho de divulgação científica, surpreenderam a mídia nos últimos dias quando disseram durante uma entrevista à TV que participaram ativamente da criação do Bitcoin.
A origem da primeira moeda digital é atribuída a Satoshi Nakamoto, que muitos acreditam ser apenas um pseudônimo para um grupo. Não há registros públicos que ele realmente exista, sendo que ele “desapareceu” pouco depois do lançamento da bitcoin e não se ouviu mais falar sobre.
Os Bogdanoff afirmam não só terem conhecido Nakamoto mas também participado do desenvolvimento da criptomoeda.
“Igor e eu, como matemáticos, pudemos participar na elaboração de parte do código fonte”, insiste Grichka. O contato teria sido feito pelo cientista François Mizzi, inventor da tecnologia de tela sensível ao toque. Seu laboratório tinha como empregado o japonês Soïtchiro Shimoda, que segundo os irmãos, seria próximo de Nakamoto.
Obviamente, a comunidade cripto recebeu tal afirmação com desconfiança. O editor de um jornal francês especializado em criptos ridicularizou a entrevista, ressaltando que os irmãos são “o equivalente a uma versão científica da família Kardashian”.
Tudo que envolve o nome de Satoshi Nakamoto sempre causa polêmica.O cientista da computação australiano e empresário. Craig Wright, conhecido mundialmente como faketoshi por afirmar ser o criador do bitcoin, mas nunca ter conseguido provar a alegação. O empresário alemão Jorg Molt, também afirmou ter inventado o Bitcoin e inclusive fundou a “Escola Satoshi” para cursos sobre criptografia. Até hoje ele não conseguiu dar provas sobre como teria criado a moeda digital.