Ficar rico da noite para o dia, quem não sonharia com isso? Qualquer pessoa, por menos gananciosa que fosse aceitaria uma realização dessas se assim fosse possível. Mas a realidade dura e pura é que: ISSO NÃO É POSSÍVEL (a não ser que você ganhe na loteria sendo que suas chances é de 1 em mais de 1 milhão).
Não adianta tentar encurtar o processo. A riqueza deve vir de forma gradual, como subir em uma escada deve ser dado um passo de cada vez, se tentar ultrapassar esse limite você pode cair e as perdas serão muito maiores.
Por mais que existam noticiários o tempo todo alertando sobre golpes financeiros as pessoas ainda insistem em acreditar em gênio da lâmpada mágica.
Ela conhece a verdade, já ouviu tantas coisas, mas mesmo assim, acaba acreditando no papo do golpista.
Um dos principais golpes financeiros que vem aparecendo nos últimos anos são as pirâmides financeiras. Elas vêm disfarçadas e são apresentadas as pessoas como um investimento. Você coloca um valor X hoje e amanhã esse valor está duplicado. Mas como isso é possível, se nem os melhores investimentos do mundo rendem tanto em tão curto tempo?
Um esquema em pirâmide é um modelo comercial previsivelmente não sustentável que depende basicamente do recrutamento progressivo de outras pessoas para o esquema, a níveis insustentáveis. É um negócio em que se prometem grandes retornos financeiros em pouco tempo.
Aqui no Brasil, as pirâmides constam como crime contra a economia popular, previsto na lei nº 1.521/51, “consiste em tentar ou obter ganhos ilícitos, através de especulações ou meios fraudulentos, causando prejuízo a diversas pessoas”. Mas se não pode, como ainda existem e como tem gente que entra?
Uma pirâmide nunca é apresentada como pirâmide. A pessoa que oferece inventa qualquer outro nome. O golpista fala bem. Ele usa termos difíceis para explicar sua teoria. Fala de bolsa de valores estrangeiras, sendo que o “investimento” que está te oferecendo passe longe de qualquer bolsa. Muitas vezes uma pirâmide vem mascarada sob o sistema de “marketing multinível”.
São exemplos de pirâmides financeiras: Avestruz Master, TelexFree, UnickForex, BBOM, e outras. Como é de conhecimento nenhum desses negócios continuam ativos. Todos desapareceram misteriosamente, assim como a promessa de deixar as pessoas ricas da noite para o dia, eles sumiram da noite para o dia trazendo prejuízos gigantescos para muita gente.
Por situações fraudulentas como esta, muitas pessoas temem em investir. Mas isso só acontece pela falta de educação financeira. Se as pessoas tivessem conhecimento sobre o que é um investimento, recebessem desde cedo entendimento sobre como gerir e investir seu próprio dinheiro esse tipo de golpe talvez não existisse mais.
Tenha muito cuidado ao receber uma proposta milagrosa. Lembre-se, tudo que vem fácil vai fácil. Se quiser investir, busque informações sobre investimentos de verdade, em sites confiáveis. Tem muito conhecimento gratuito disponível é só buscar sem querer encurtar o processo.
Como identificar uma pirâmide financeira?
Temos 4 pontos fáceis de identificar uma pirâmide, sendo eles:
- Promessa de ganho fácil, lucro exorbitante, retorno garantido.
- Promessa de ganhos extras ao indicar novos clientes.
- Falta de informações sobre o produto oferecido.
- Falta de informações básicas sobre a empresa responsável por cuidar do dinheiro e sobre seus donos.